Com o ingresso no Ensino Superior, o estudante estará apenas a iniciar uma séria e longa tarefa para atingir o seu máximo objectivo de enriquecer a sua formação e tornar-se um licenciado, tendo à sua espera difíceis caminhadas e não apenas dias risonhos e boas experiências. O acesso a este novo sistema de ensino implica, inevitavelmente, múltiplas mudanças. Constituirá, para a maioria dos estudantes, um momento em que é necessário conciliar motivações e interesses pessoais com novos contextos de vida, ao nível familiar, social e escolar. Tal contexto é visto por alguns estudantes como uma oportunidade para a gestão das suas actividades, para a exploração de novos ambientes e construção de novas relações. Outros, percebem-no como potencialmente ansiógeno e gerador de situações indutoras de stress. Assim, é necessário identificar tais causas de stress e conhecer possíveis efeitos para aprendermos a lidar com a situação – estratégias de coping. Neste âmbito, este estudo pretendeu identificar e avaliar as estratégias de coping mais utilizadas pelos estudantes, relacionando-as com os factores indutores de stress, bem como identificar e caracterizar o nível de stress dos estudantes do 1º ano – os “caloiros”.