Nos tempos mais recentes, têm-se multiplicado os estudos relativos ao fenómeno do bem-estar ou felicidade, enquadrados pelo recente movimento pela psicologia positiva. O estudo da relação entre a personalidade e o bem-estar subjectivo tem mostrado que os padrões de causalidade estão pouco esclarecidos e que o equacionar da relação se tem situado, sobretudo, ao nível das variáveis traço. Na nossa investigação, procurámos estabelecer o valor preditivo dos projectos pessoais (Little, 1983), variáveis de personalidade no âmbito do nível doing (Cantor, 1990), em confronto com as variáveis sociodemográficas, numa amostra de professores do 1º ciclo do ensino básico da Coordenação da Área Educativa de Viseu. A nossa hipótese de que os projectos pessoais seriam responsáveis pela maior parte da percentagem da variância explicada do bem-estar subjectivo foi sustentada pelos resultados obtidos. Por sua vez, estes permitem igualmente especular que estudos com objectivo de integrar e articular os vários níveis das variáveis de personalidade no estudo do bem-estar são fundamentais para uma compreensão holística deste fenómeno.