O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo analisar a atuação do psicólogo na transição do pré-escolar para a primeira série; bem como, verificar as contribuições da psicologia para a gestão democrática. Buscou-se responder as seguintes questões: Como é a atuação do psicólogo na transição escolar? Quais são suas contribuições para a gestão democrática na escola, a fim de que a transição escolar adequada se efetive? Acredita-se que o psicólogo pode apoiar o gestor escolar, no intuito de mobilizar os pais e os professores para que participem do processo de passagem da pré-escola para a primeira série. Para responder as questões norteadoras do estudo e fundamentá-lo, realizaram-se leituras que relacionaram o tema proposto a teoria. Por fim, constatou-se que os pais das crianças não devem ser vistos como figuras ameaçadoras, e sim, como agentes de informação, que apontam aos educadores às necessidades reais das crianças e mobilizam-se junto à escola para que tais necessidades possam ser atendidas.