Trekker é um modelo de intervenção para os alunos (e graduados), que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Foi desenvolvido a partir de uma abordagem holística, estruturação de desenvolvimento em torno de competências transversais, aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades técnicas. Esse modelo é chamado Trekker como uma metáfora para mostrar que na vida o indivíduo tem o poder de escolher sua trajectória e tem a capacidade de definir sua caminhada. Isso é inerente à vida de cada pessoa, e permite que cada um de nós possa seguir caminhos diferentes, têm diferentes experiências, habilidades, interesses, oportunidades e estar em uma diversidade de contextos. Construir a caminhada é uma aventura pessoal e profunda, diferente de uma pessoa para outra, tão única como cada indivíduo. No âmbito da Comissão Europeia pela implementação do Processo de Bolonha, três níveis de resultados de aprendizagem são definidos: Conhecimento, Habilidade e Competência. Este modelo foi criado para ser um framework para desenvolvimento de habilidades individuais em um ambiente académico. Supomos que, com o desenvolvimento de habilidades técnicas, competências transversais, inteligência emocional e aprendizagem, os alunos se tornarão mais adaptados ao mundo imprevisível e em constante mutação em que vivemos.