O presente estudo teve como principal objectivo analisar possíveis relações entre a qualidade da parentalidade, os recursos de resiliência e o rendimento académico dos adolescentes. Pretendemos através da percepção que o adolescente tem do afecto parental e das atitudes educativas parentais, estudar quais as relações destas variáveis com os recursos de resiliência (internos e externos) do adolescente, numa amostra de 80 participantes (41 rapazes e 39 raparigas), com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anosl. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Percepções Adolescentes – IPA (Streit, 1978; Fleming, 1997), concebido para medir a percepção das atitudes e comportamentos educativos parentais e o California Healthy Kids Survey Resilience Assessment Module (Versão 6.0) – HKRA, um módulo concebido para o estudo das relações entre os factores protectores (externos), os traços de resiliência (internos) e a promoção de resultados desenvolvimentais positivos. Os resultados indicam que os adolescentes percepcionam as atitudes educativas como sendo exercidas no contexto de um clima emocional de suporte, o que parece contribuir para o desenvolvimento de comportamentos resilientes nos adolescentes.