Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, que estuda as relações institucionais existentes, via livros didáticos, para a introdução da noção de juros no Ensino Médio. Assim escolhemos um livro didático avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM para a análise das relações institucionais existentes, quando se considera que o livro didático assume no ambiente escolar um material de apoio tanto para os estudantes como para os professores, podendo auxiliar no desenvolvimento da noção de juros. Para essas análises escolhemos como referencial teórico a Teoria Antropológico do Didático, Chevallard (1992, 1996), em particular as noções de relações institucionais, e também a noção de topos esperado do professor e do estudante, segundo Chevallard e Grenier (1997). Na seqüência, apresentamos a metodologia usada para essas análises, bem como as questões de pesquisa. Finalizando, fazemos uma breve explanação das regularidades e das diferenças, se existirem, entre as tarefas encontradas no livro didático escolhido para este artigo, assim como as relações institucionais existentes (livro didático) podem influenciar no desenvolvimento da noção em questão.