Vivemos num mundo em que somos, no dia-a-dia, sujeitos a avaliações. Neste contexto, mesmo com a entrada em vigor do processo de Bolonha, os nossos estudantes também o são. O nosso objetivo é conhecer o nível de ansiedade e as principais manifestações da mesma nos estudantes do ensino superior, verificando a existência de diferenças em função da instituição que frequentam, do curso e do género. Utilizámos a ´Escala de Ansiedade de Zung´ e um ´Questionário de ansiedade face às avaliações´ por nós elaborado, que foram administrados a 714 alunos de 11 licenciaturas do 1º ciclo do ensino superior. Verificámos que os inquiridos apresentam maiores níveis de ansiedade nas componentes cognitiva e vegetativa; os alunos sentem-se mais à vontade para apresentar um trabalho do que fazer um exame oral ou escrito; a ansiedade face às avaliações diminui se se conhecer antecipadamente o tipo de avaliação e se esta for de resposta múltipla ou curta, enquanto a ansiedade aumenta se já houve uma má experiência nessa unidade curricular, se for a primeira avaliação com esse professor e se a resposta for de desenvolvimento.