O presente estudo reflete a importância da psicomotricidade no processo de alfabetização como fator fundamental no desenvolvimento no aspecto cognitivo, físico e social da criança. Para realização desse estudo analisou-se as atividades psicomotoras através do binômio alfabetização e psicomotricidade, assim como o conceito e princípios da mesma, tais como, as habilidades psicomotoras e por último apresentou-se resultados de uma pesquisa de campo realizada por Fávero(2004) sobre as dificuldades de aprendizagem referentes ao alunos da 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Paranavaí-PR, para validar os dados teóricos apresentados na revisão de literatura. Nesse trabalho apresentou-se concepções de vários teóricos, tais como de Vygotsky, Ajuriaguerra (1983), Piaget ; Ferreiro(1989), Assunção ; Coelho (2006), Poppovic (1968), Mattos ; Neira (2005), dentre outros. Essa investigação é de cunho qualitativo, teórico-metodológico, a análise de dados corresponde à fundamentação teórica baseada nos autores que promovem o desenvolvimento dos processos psicológicos básicos e superiores da criança, através de estratégias nas quais envolvam a integração do corpo com o aspecto cognitivo e social para favorecer seu crescimento, desenvolver suas potencialidades, evitando assim, que aluno não fique fixado em alguma fase no decorrer dos estágios de desenvolvimento na qual poderia comprometer a integridade de suas funções.