A presente pesquisa teve como objetivo verificar a presença da síndrome de burnout entre professores de duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada na cidade de João Pessoa/Paraíba/Brasil. Foi utilizado o MBI – Maslach Burnout Inventory. Participaram do estudo 69 professores do ensino universitário público (UFPB) e ensino privado (UNIPÊ). Os sujeitos em sua maioria eram do sexo feminino, na faixa etária dos 24 aos 55 anos. Na dimensão Exaustão Emocional - MBI foi observado que o resultado da estatística de teste mostrou não haver evidência de que o grau de estresse ocupacional seja diferente por instituições. Apresentando o valor 0,087 para p=0,05; na dimensão Despersonalização, os resultados também sinalizam para o fato de que não há evidência de esgotamento profissional seja também diferente por instituição. Explicitando o valor 0,442 para p=0,05. e no resultado para a dimensão Realização Profissional há evidência de que é diferente por instituição. Apresentando o valor 0,027 para p=0,05. Não encontramos situação de risco emergente embora aspectos individuais associados às condições e relações do trabalho podem levar os professores a experimentar a síndrome de burnout. O processo é cumulativo e desencadeado por elementos externos à ação do professor.