O Câncer é uma enfermidade que acomete pessoas de todas as partes do mundo. Mesmo não sendo necessariamente fatal, ter a doença implica às pessoas acometidas sofrimento e angustia que se refletem nas dimensões física, emocional, social e espiritual. É notória a necessidade de um atendimento à estes pacientes que perpassem os cuidados clínicos, que muitas vezes visualizam o paciente, como sendo exclusivamente uma parte do corpo doente. O paciente deve ser visto como um todo, pois cada pessoa é singular e tem uma forma particular de vivenciar o seu adoecimento e sofrimento. É de suma importância, a atuação de uma equipe multidisciplinar, com a presença do Psicólogo, que se proponha a acolher e a escutar este paciente, permitindo que o mesmo elabore condições para sustentar as implicações por ele vivenciadas, favorecendo o alívio dos sintomas angustiantes deste paciente. Este estudo se propõe destacar a importância de uma assistência psicológica, com base nos princípios da humanização, norteada pelos cuidados paliativos, e direcionado aos cuidados que envolvem o lidar com o sofrimento ressaltando a dignidade da pessoa. Conclui-se que a atuação multiprofissional e interdisciplinar em cuidados paliativos, com foco no cuidado das necessidades humanas promovendo qualidade de vida especial aos portadores de doenças crônico-degenerativas e seus familiares, assegura de maneira otimista que o sofrimento pode e deve ser aliviado mesmo diante de uma sobrecarga provocada pela doença. Esta proposta refere-se à um cuidado solidário aliado à competência tecnológica que promova respeito à vida e dignidade ao ser.