A pesquisa tem a finalidade de analisar os benefícios que o jogo adedanha proporciona a criança no processo ensino aprendizagem. Utilizou-se, portanto, metodologicamente o procedimento técnico bibliográfico e de campo para desenvolver a revisão de literatura. A fundamentação teórica apresentada foi constituída pelos seguintes objetivos específicos: Identificou-se a função dos jogos no processo ensino-aprendizagem e explicitou-se os benefícios dos jogos no desenvolvimento cognitivo da criança. Os resultados demonstraram que no estudo de caso realizado com uma criança cuja faixa etária é de 08 anos de idade, onde cursa o 3º ano do ensino fundamental foi importante para efetuar a aplicação do jogo adedanha (STOPOTS) onde permitiu avaliar a velocidade referente à assimilação e recuperação da informação quando o aluno fosse solicitado a responder os temas estabelecidos pelo jogo, com isso, percebeu-se que o ritmo de aprendizagem da criança gradativamente foi mudando, onde o tempo de reação em cada tema diminuía a cada partida do jogo finalizada, esses resultados demonstram que o aluno adere as regras e normas estabelecidas pelo jogo de maneira lúdica, isto é, o reforço primário que o próprio jogo proporciona ao educando, seleciona o comportamento de interesse da mesma e permite cada vez mais seu desenvolvimento cognitivo.