O estudo teve como objetivo analisar para além do ´saber e do fazer´ prático do aprendente universitário as opiniões de alunos-monitores de um curso de Fisioterapia de uma instituição publica brasileira sobre a experiência da monitoria. Método. Participaram do estudo 23 alunos monitores, sendo 10 sujeitos do sexo masculino e 13 do sexo feminino, do ensino universitário público; na faixa etária dos 20 aos 25 anos e 14 professores, com idade de 38 a 55 anos, destes 9 mulheres e 5 homens. Foi utilizado o um instrumento elaborado pelos pesquisadores constituídos de três questões abertas. Resultados. Na análise qualitativa dos dados foi extraída a frequência das categorias que emergiram. Quesito 1: Monitor (a) atualmente quais são as atividades solicitadas pelos seus professores a serem desenvolvidas como parte integrante da monitoria? Destacou-se (a) Apoio Didático = 11; (b) Atividades prática = 11; (c) Revisão bibliográfica = 9; (d) Atividades teóricas = 8; Estágio docência = 7; Projeto Pesquisa = 5; Relatório final = 4. No Quesito 2. Monitor (a) quais são as dificuldades encontradas nos trabalhos solicitados pelos seus professores a serem desenvolvidas como parte integrante da monitoria? (a) Suporte didático = 9; (b) Tempo/Choque de horário = 9; (c) Recursos materiais = 5; (d) Comunicação = 4; Quesito 3. Monitor (a) que estratégias estão sendo utilizadas para atender as dificuldades encontradas no trabalho solicitado pelo seu professor? (a) Apoio Didático = 8; (b) Comunicação = 6; (c) Ajustes nos horários = 5. Quesito 4: Professor (a) atualmente quais são as atividades desenvolvidas junto ao monitor? (a) Reunião com Monitores = 7; (b) Práticas com alunos = 6; (c) Treinamento = 5; e Atividades em sala = 5; Quesito 5: Professor (a) quais são os dificuldades encontradas no trabalho desenvolvido com os monitores? (a) Horário = 8; Quesito 6: Professor (a) que estratégias estão sendo utilizadas para solucionar as dificuldades encontradas? (a) Aproveitamento do horário= 5; (b) Horário Alternativo = 4. Considerações, destacamos que há uma coerência quanto às atividades solicitadas pelo professor e atendidas pelos monitores; no que se refere às dificuldades o ponto central é o dificuldade de compatibilizar horários em decorrência da matriz curricular que é densa; e as estratégias recorridas, tais como ajuste de horário é o ponto comum entre ambas as parte.