A avaliação da eficácia da formação é um tema que hoje em dia preocupa bastante as organizações, pelo valor que representa o investimento que é feito anualmente em formação. Mas a avaliação dos impactos da formação nas organizações nem sempre é, contudo, clara ou eficaz. Perante as várias metodologias existentes no contexto da avaliação da eficácia da formação, destaca-se aqui a metodologia Success Case Method, ou SCM. O SCM, desenvolvido por Robert Brinkerhoff (Brinkerhoff, 2003, 2005), é um processo de avaliação da formação alinhado com a estratégia da organização, que pretende ajudar as organizações a obterem melhorias consideráveis no seu desempenho, como resultado do investimento feito em formação. Baseado nas obras mais relevantes do autor, o seguinte artigo apresenta de forma adaptada a metodologia, e os passos a adotar para a sua aplicação prática, mostrando como é que o SCM pode contribuir para uma eficaz avaliação dos impactos da formação e como o investimento em formação pode ajudar as organizações a obterem melhorias consideráveis no seu desempenho.