Com este estudo pretendemos conhecer a relação existente entre as estratégias de estudo e a ansiedade face às avaliações dos alunos do ensino superior. A amostra é constituída por 45 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 43 anos (média=19,9 anos e desvio padrão=4,79 anos). Para avaliarmos as variáveis pretendidas utilizámos um questionário constituído por quatro partes: questionário biográfico, "Inventário de estratégias de estudo e de aprendizagem" (Weinstein & Palmer, 1990), "Questionário de ansiedade perante os exames" e "Escala de ansiedade de Zung" (Ponciano, E., Serra, V. & Relvas, J., 1982). Através deste estudo constatámos que os inquiridos apresentam baixos níveis de ansiedade, no entanto estes aumentam no período das avaliações, sendo esta ansiedade influenciada pelo tipo de avaliação e pelas caraterísticas da disciplina e do professor. Concluímos ainda que os alunos possuem elevados níveis motivacionais e demonstram elevado interesse pelo curso, possuindo, igualmente, um nível satisfatório de conhecimento e utilização de estratégias de estudo e de aprendizagem, de concentração nas tarefas escolares e de gestão do seu tempo.