O presente artigo relata a um estudo de caso que tem como tema o brincar como instrumento de linguagem da criança, fundamentado na perspectiva teórica da psicanálise, em especial a lacaniana. O caso analisado foi de uma criança de seis anos de idade, atendida semanalmente no Instituto de Saúde do Centro Universitário Jorge Amado, no estágio em clínica psicanalítica. Objetivou-se investigar de que maneira o brincar mostra-se como um instrumento de linguagem da criança, bem como descrever como brinca o paciente e qual o efeito disto para/ e sobre ele. Além disso, avaliar se o que é trazido na análise pelos pais e cuidadores compõe o que é dito no brincar da criança. Por fim, analisar as intervenções realizadas na análise, nas situações do brincar, descrevendo as possíveis elaborações e repercussões no sintoma em construção, apresentado pela criança. Para isto, realizou-se a análise dos dados contidos em oito relatórios de atendimento, estes escolhidos de forma criteriosa, os quais continham o que a criança repetiu no seu brincar, bem como as intervenções feitas em algumas destas sessões. Os resultados obtidos na pesquisa consistem nos dados identificados como significante no brincar do paciente, bem como as intervenções realizadas durante as sessões de análise.