Analisando as redes sociais como um ambiente de fácil acesso, composto por diversos estímulos, como fanpages, comunidades, grupos, entre outros, considerou-se a necessidade de investigar as possíveis influências destas variáveis sobre as habilidades sociais dos adolescentes, bem como as mudanças comportamentais resultantes dessas influências. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar os efeitos do uso das redes sociais sobre o comportamento verbal dos sujeitos em seus contextos sociais. A técnica utilizada nesta pesquisa foi o estudo de caso coletivo, aplicado a 12 indivíduos moradores da cidade de Salvador-Ba, estudantes do Ensino Médio, dentro da faixa etária de 15 a 19 anos. Foram selecionados quatro estudantes por série (dois meninos e duas meninas). Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o uso frequente de redes sociais não interfere nas habilidades sociais de comunicação, nas habilidades empáticas e nas de expressão de sentimento do público pesquisado. Contudo, afeta parcialmente as habilidade sociais de enfrentamento ou defesa de direitos e cidadania, referindo-se aos comportamentos de criticar e negar pedidos. Foi possível perceber também que os adolescentes pesquisados exercem, em sua maioria, o comportamento verbal de copiar nas redes sociais, e que estão vulneráveis aos comportamentos de tato e mando exercidos por outras pessoas, em contextos virtuais, através de publicidades implícitas e/ou explícitas.