O presente artigo pretende abordar os conteúdos das disciplinas estudadas no 4º semestre do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), no campus de São Lourenço do Oeste, e das realidades vividas dentro de uma instituição de ensino da educação básica, onde realizou-se a Prática de Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem, articulando de acordo com as reflexões teóricas desenvolvidas, tendo em vista a abrangente e contínua construção do conhecimento em psicologia e nosso compromisso com o mesmo. A Prática de Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem foi desenvolvida em uma escola pública, do Oeste de Santa Catarina, onde realizou-se observação psicológica, tanto em sala de aula e em ludoterapia quanto em ambiente aberto, de brincadeiras e jogos. Neste sentido, realizou-se avaliação psicológica por meio da observação ao contexto escolar, possibilitando diagnosticar e pontuar questões referentes ao desenvolvimento-aprendizagem relevantes. Desta forma, este artigo buscará explorar também o desenvolvimento histórico da avaliação psicológica e do uso dos testes psicológicos, buscando-se ater aos estágios do processo de avaliação psicológica e aos cuidados necessários quanto à realização prática. Com isso, a observação e a avaliação psicológica nos proporcionou uma ampliação do olhar sobre o contexto escolar e as implicações pedagógico-educacionais da instituição e de desenvolvimento-aprendizagem dos estudantes.