Nesse trabalho procuramos apresentar alguns fatos que são muito corriqueiros em nosso ambiente de sala de aula. Um número significativo de alunos ingressantes no Ensino Superior, após algumas semanas, fica perplexo consigo mesmos quando se depararam com situações onde os conhecimentos que deveriam ter aprendido no ensino médio não aconteceram por falta de interesse próprio. Tais comentários, tanto na sala dos professores como nos diversos ambientes mesmos não acadêmicos, apresentava como resposta quase sempre a mesma, ´são alunos originários de escolas do Estado´. Abordaremos que essa realidade infelizmente ou até felizmente não se restringe apenas aos ´tais alunos originários de escola do estado´, esse fato também esta tornando se muito comum em escolas da rede privada. Tentar descobrir de quem é a culpa é uma ação que não resolverá o problema, pois na formação de um aluno existe o envolvimento e comprometimento de alguns elementos, tais como o próprio aluno, a família do mesmo, a escola, os professores entre outros. Não tentando localizar culpas, mas sim provocando algumas reflexões na esperança de mudança de comportamentos abordaremos nas linhas seguintes uma visão psicopedagogica resultado de nossa prática tanto como alunos do ensino médio e também do ensino superior, tendo em uma extremidade o próprio aluno e noutra a família do mesmo.