Este trabalho tem como finalidade investigar como vem sendo realizado o processo educacional dos alunos e as dificuldades encontradas nesse processo, bem como examinar a implantação da Língua de Sinais no terceiro ano do período matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Oeste Paulista. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa de natureza exploratória – Estudo de Caso Faz-se necessário reportar a colaboração de educadores envolvidos com os alunos e professores que atuam com alunos surdos, pois o aspecto principal da pesquisa refere-se à forma de comunicação utilizada pelos alunos deficientes auditivos, a qual é a da Língua Brasileira de Sinais. (LIBRAS). Concluiu-se que é um desafio tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo. Sabe-se que muitos obstáculos são encontrados, particularmente sobre os princípios da educação inclusiva para que atenda as especificidades de cada aluno com deficiência auditiva, mas para que haja uma verdadeira inclusão, é preciso que os professores também tenham apoio dos familiares, promovendo a acessibilidade de seus filhos em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivos, autonomia e espírito crítico exercendo sua cidadania.