Os défices na comunicação agregam numerosoas alterações nos diversos contextos vitais do indivíduo, afetando as suas interações sociais, a sua autonomia e a sua qualidade de vida. Estas dificuldades justificam um ensino ativo apoiado em sistemas de comunicação adaptados às especificidades e necessidades individuais, com o objetivo de desenvolver a comunicação funcional, generalizando-a ao maior número de interlocutores e contextos possíveis. O Pictures Exchange Communication System (PECS) corresponde a um sistema de comunicação por troca de imagens que centra a sua atuação na emergência de uma comunicação funcional e espontânea. Trabalhando a partir da utilização de imagens, o sistema PECS encontra os seus fundamentos em princípios comportamentais visando aprendizagens sistemáticas e adaptadas ao meio ambiente do indivíduo. O PECS estrutura-se em seis fases de trabalho, podendo ser aplicado por diversos profissionais e pelos pais dos indivíduos com dificuldades de comunicação, perspetivando uma generalização das aprendizagens de comunicação. Atualmente implementado à escala mundial e aplicável a indivíduos de todas as idades e com diversos tipos de problemas de comunicação, o PECS tem apresentando bons resultados no desenvolvimento da comunicação.