Esta pesquisa vem investigar a influência que os pais tiveram na escolha do curso de graduação, foi realizada com 120 estudantes, do sexo feminino (n=78) e do sexo masculino (n=42), com idades entre 17 e 38 anos (M=20,5;DP=3,2) dos cursos de Agronomia, Pedagogia, Psicologia e Engenharia de Produção. O processo da escolha do curso de graduação se encontra sobre uma complexa rede de fatores que comporta tanto uma dimensão individual quanto social, envolvendo influências do meio familiar e do contexto social, político, econômico e cultural. (Almeida & Silva, 2011). A pesquisa é exploratória, realizada por meio de um questionário com questões fechadas em uma faculdade na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A partir da análise e discussão dos resultados obtidos, concluímos que não há influência dos pais, visto que 43,3% dos estudantes afirmam que os pais tiveram influência, e 55,8% responderam que não tem influência, Harris (1995; citado em Santos, 2005), demonstra evidências de que o papel dos pais não tem efeito duradouro ou decisivo no desenvolvimento. Porém, fazendo a análise de subgrupos, conseguimos concluir que no curso de Agronomia a influência é realmente visível, pois 67,6% dos estudantes tem os pais que trabalham na agricultura. Os pais agricultores tem influência direta na decisão dos filhos que cursam agronomia, pelo meio onde vivem (Weishemer & Brumer, 2009).