Este estudo teórico tem como objetivo apresentar a trajetória percorrida pelos estudos no campo do desenvolvimento de carreira, destacando as teorias referenciais e o paradigma contemporâneo. A concepção de carreira nasceu no início do século XX, ligada diretamente ao aumento da eficiência industrial, com o objetivo de selecionar trabalhadores aptos a desempenhar determinadas atividades. O processo gradativo de globalização e avanço tecnológico, a partir do começo do século XXI, contribuiu para a imprevisibilidade crescente do mercado de trabalho. As abordagens em orientação profissional acompanharam essas transformações e ajustaram seus pressupostos frente aos desafios do mundo prossional. O modelo Life Designing (Perspectiva da Construção da Vida) representa o paradigma atual da área de desenvolvimento de carreira, e defende o caráter contextual, dinâmico, processual e narrativo da carreira. Considera-se que a compreensão da evolução história e dos pressupostos atuais sobre carreira é fundamental tanto para a produção de conhecimento científico consistente por parte dos estudiosos, quanto para intervenções assertivas na prática do aconselhamento de carreira por parte dos profissionais.