Diante das novas configurações sociais, a psicologia é convidada a ampliar suas linhas de atuação para atender ao aumento da demanda, referente à população que busca atendimento psicológico. O presente trabalho visa clarificar sobre a Síndrome da Alienação Parental (SAP), dando ênfase as possíveis consequências desta no desenvolvimento psicológico infantil. Em relação à metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica acerca de alguns conceitos relacionados à SAP. Para esta compreensão foram abordados aspectos referentes ao desenvolvimento psicológico infantil, o papel das figuras parentais no desenvolvimento psicológico da criança, a diferença entre Alienação Parental (AP) e Síndrome da Alienação Parental (SAP), o papel da psicologia em relação a SAP e também origem, conceito, elementos de identificação, graus de extensão e falsas alegações de abuso e implantação de memórias, imprescindíveis ao estudo da SAP. Diante das prejudiciais consequências que a SAP pode causar a todos os envolvidos, a criança é, decisivamente, a principal vítima, visto que ela tem menos ferramentas de defesa. A partir do percurso teórico realizado nesta pesquisa espera-se ampliar as possibilidades de atendimento e de intervenções sociais e educativas mais condizentes com a demanda detectada.