O objetivo desse estudo foi investigar os hábitos de lazer dos escolares da cidade Bocaiúva/MG, sendo caracterizado como um estudo de caráter descritivo e quantitativo. A amostra foi composta de 301 indivíduos de ambos os sexos, com idades de 10 a 15 anos, regularmente frequentes no ensino fundamental das instituições púbicas estaduais e instituições privadas da cidade de Bocaiúva/MG. Foi utilizado um questionário fechado denominado Escala das Atividades de Hábitos de Lazer (EAHL) desenvolvido em português por Formiga, Bonato e Sarriera (2011) e o questionário socioeconômico adaptado da Prova Brasil 2013 direcionado ao ensino fundamental com questões de múltipla escolha. Quanto à caracterização com relação ao gênero, houve uma maior prevalência do sexo feminino 59,5% (n=179), enquanto o sexo masculino foram 40,5% (n=122). Os hábitos de lazer mais praticados foram os de características hedonistas, assistir televisão citado por 74,7% (n=112) escolares das instituições públicas e 60,3% (n=91) das instituições privadas de ensino, assim como navegar na internet citado por 52,0% (n=78) dos escolares de instituições públicas e 58,0% (n=86) dos escolares de instituições privadas. Conclui-se que os hábitos de lazer dos escolares da cidade de Bocaiúva/MG com a maior porcentagem de frequência (sempre) em sua maioria são de características hedonistas e sedentárias, se fazendo necessário propor reflexões acerca de uma educação do lazer para a geração da saúde, capaz de formar o indivíduo para que viva o seu tempo disponível de forma mais saudável. Devem-se desenvolver ações que visem disseminar aos escolares as diversas formas de se vivenciar o lazer como um todo, e sobre a importância do uso correto do seu tempo livre para a formação integral do indivíduo.