O presente trabalho teve como objetivo aplicar as provas Piagetianas segundo o método clínico, dentre as quais encontramos: - Conservação de Massa; - Conservação das Quantidades; e - Inclusão de Classe. Os testes foram aplicados em crianças de 5 a 9 anos, com o intuito de explorar as capacidades cognitivas e os estágios de desenvolvimento e se estes correspondem à idade cronológica dos sujeitos pesquisados. Pretendeu-se com este estudo chegar a conclusão sobre o comportamento da criança perante o decorrer das provas para, dessa forma, compreender o processo que gerou as respostas dadas pelas crianças. Concluiu-se que o desenvolvimento cognitivo se dá em determinadas condições, e que estas podem favorecer ou não o seu amadurecimento. Não obstante, ressalta-se o caráter do posicionamento do psicólogo diante da criança, em se restringir estritamente a sua subjetividade e as características do pesquisado, não produzindo generalizações que poderiam resultar num equívoco pois, como demonstrado, a criança oferece respostas correspondentes aos seus esquemas cognitivos e, portanto, estágios de desenvolvimento.