O presente estudo é resultado de estudos desenvolvidos para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Psicologia. Tem como objetivo discutir as características do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) e como a criança manifesta o transtorno sob a perspectiva comportamental e neuro-anatomo-fisiológica, visando uma compreensão ampliada sobre o TDAH. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, e como procedimento metodológico foi realizado uma revisão narrativa através de livros, dissertações, teses, artigos científicos, que enfocam os possíveis mecanismos que poderiam explicar o transtorno. Faz-se necessário compreender aspectos neuro-anatomo-fisiológicos relacionados às funções mentais da atenção e ao controle dos impulsos. Verificou-se que há muitas evidências que comprovam a forte ligação dos aspectos neuro-anatomo-fisiológicos aos principais sintomas do TDAH como desatenção, impulsividade e hiperatividade. A conclusão é que alterações neurobiológicas que se encontram no córtex pré-frontal, causam dificuldades comportamentais como controle dos impulsos, concentração, memória, atenção, organização, planejamento e autonomia, sensóriomotor e aprendizagem, sendo indispensável uma análise diagnostica clínica; o uso de medicamentos; psicoterapia no processo de melhoria da sintomatologia do TDAH.