O presente trabalho aborda a utilização da Big Data em contexto de marketing político de eleições como ferramenta de propaganda direccionada ao universo dos eleitores que são utilizadores das redes sociais online. A comunicação como processo fundamental na interacção dos homens e um instrumento precioso na comunicação política no paradigma actual da sociedade em rede onde a comunicação digital se tem tornado o canal privilegiado quer ao nível individual, grupal e organizacional. A internet como símbolo da globalização do mundo, unificação da sociedade contemporânea que todos os dias cresce e se constrói, uma língua falada por todos e em todos os cantos da Terra; As redes sociais online como espelho digital do homem real – encontros, desencontros, o afecto, família, saúde, hobbies, profissão, instituições, cultura, liberdades – de falar, de se informar e tomar conhecimento; A Big Data, tecnologia analítica de dados digitais, ao serviço do marketing económico e político; os dados e os indícios que os usuários deixam na rede perscrutados pelo algoritmo; o aproveitamento destes para modular discursos políticos em campanhas eleitorais, convencer os indecisos no escolha e voto no candidato para representante político. As problemáticas associadas ao uso da Big Data – a privacidade e a manipulação dos cidadãos e opinião pública; uma democracia vigilante?