Esta pesquisa foi edificada com o objetivo principal de realizar uma revisão bibliográfica sobre a construção histórica dos saberes na educação brasileira, através do olhar da Psicologia Social. Como metodologia, utilizou-se a leitura e síntese de artigos, livros, revistas e dissertações, configurando-se numa revisão bibliográfica de caráter narrativo. Através da compreensão e reflexão de diversos autores da área da Educação e Psicologia, percebeu-se marcos importantes na história brasileira que contribuíram para o processo evolutivo da produção dos saberes, dentre eles a dualização e exclusão do ensino no Brasil imperial, presente até os dias de hoje; o positivismo na educação, promovendo as ciências naturais como uma forma de solução para os problemas sociais e, ao mesmo tempo, como a única forma de conhecimento; o movimento Escolanovismo, apresentando o aluno como o centro da educação e o professor como estimulador e orientador da aprendizagem; por último, a inserção da Psicologia na educação, fazendo com que o educando seja visto como agente de sua própria história, do seu conhecimento e aprendizado. A Psicologia Social e educação caminham juntas, construindo e refletindo sobre como o ser eternamente em construção se desenvolve, vive e produz os saberes necessários à sua vivência e sobrevivência.