Nas mais diversas etapas da vida o ser humano passa pelos processos de aprendizagem, que é caracterizado pelo processamento das informações recebidas a partir da transmissão social. As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas por diversos fatores, entre eles, as causas educacionais ou até mesmo o funcionamento cerebral. Dentro dessa perspectiva o presente artigo tem como objetivo geral compreender os aspectos dos distúrbios de aprendizagem em crianças, mais precisamente a dislexia, disgrafia e discalculia por meio dos atributos da neuropsicologia. Por conseguinte, os objetivos específicos são: 1) Esclarecer a respeito dos distúrbios de aprendizagem em crianças; 2) Apresentar a avaliação neuropsicológica e o planejamento da reabilitação cognitiva funcional, por meio da atuação do neuropsicólogo; 3) Destacar a importância do trabalho psicoterápico nos casos de dislexia, disgrafia e discalculia. A justificativa por esta problemática dar-se-á mediante ao investimento nas áreas de pesquisa nesse campo de atuação além disso, despertar o interesse de estudantes e profissionais quanto à neuropsicologia. A partir de tudo que foi mencionado neste artigo, pode-se perceber que a demanda de crianças com distúrbios de aprendizagem está cada vez mais presente e recorrente dentro do âmbito escolar e continua a ser um desafio frente às escolas, pois, muitas não utilizam de recursos adequados dificultando e/ou retardando o processo de aprendizagem da criança. Para a realização deste referencial, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa mediante o método bibliográfico.