Este trabalho busca uma maior compreensão a respeito dos possíveis atravessamentos que o conceito de chiste hostil e o fenômeno do bullying exercem na construção da identidade do sujeito. Para alcançar esta compreensão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter exploratório para percorrer este tema com o objetivo de compreender como, de fato, tais atravessamentos ocorrem na personalidade. Para tanto, buscamos um breve entendimento histórico a respeito do fenômeno do bullying, bem como sobre os conceitos de chiste, chiste hostil e chiste obsceno, cunhados por Freud. Observou-se na literatura analisada que tanto o fenômeno do bullying quanto os conceitos de chiste exercem atravessamentos na identidade do sujeito. As pulsões reprimidas, como a agressividade e a sexualidade, encontram no bullying e nos chistes uma solução para os conflitos internos do inconsciente, expondo e afastando do sujeito aquilo que é negado ou reprimido na construção da sua identidade e direcionando-a para o Outro. Para que os conflitos causados por estes fenômenos não resultem em sofrimento, conflitos pessoais e interpessoais, é importante que adentre uma terceira pessoa nesta dinâmica, no sentido de mediar conflitos fazendo uso da palavra como ferramenta de mediação.