Já pensou algum dia ser submetido a um processo de Selecção em que tivesse de resolver um enigma num jogo de uma playstation? Provavelmente sempre viu a playstation como um brinquedo ou algo meramente lúdico.

Pensamento estratégico, capacidade de trabalho em equipa, tomada de decisão e liderança, são alguns dos requisitos chave para a maioria das funções nas Empresas ou nas Organizações. Na hora de recrutar e seleccionar são cada vez mais tidos em conta estes e outros aspectos que possam de alguma forma predizer o comportamento e o desempenho do futuro colaborador.

São várias as técnicas usadas na Selecção de RH, que vão desde as clássicas baterias de Testes Psicotécnicos aos Assessment Centers. Não há métodos infalíveis, embora se vá percebendo cada vez mais como é que funciona o comportamento humano. Mas agora, pergunta o leitor, onde é que a playstation entra? Para além do carácter lúdico e de entretenimento, a playstation, para além de outros jogos do género, possui cenários e contextos que exigem capacidade estratégica e por vezes de cooperação em equipa no sentido de se poderem gerir situações complexas. Normalmente são jogos de simulação e táctica que requerem destreza mental, capacidade de discernimento e visão estratégica das situações, aptidões estas fulcrais nos cargos que impliquem autonomia, tomada de decisão e liderança de equipas de trabalho.

A forma de Recrutar e Seleccionar, ainda que mantenha na generalidade os mesmos procedimentos básicos de forma linear e transversal à maioria das funções, exceptuando o Executive Search e o Headhunting, tem vindo no entanto desde há alguns anos para cá a manifestar alterações significativas ao nível dos processos e dos instrumentos utilizados, principalmente com o “boom” das novas tecnologias de informação, comunicação e microelectrónica. Na realidade a criatividade não se deve limitar ao colaborador, mas também esta deverá existir logo no acto do Recrutamento e principalmente ao nível da Selecção, aplicando instrumentos inovadores, mas que estejam sobretudo integrados na realidade do quotidiano e que daqui se possam aferir capacidades para outros contextos.

Não sendo um método de selecção por si só, no entanto a Playstation poderá ser mais um instrumento interessante e com potencialidade para poder vir a ser utilizado no contexto de selecção, nomeadamente nas dinâmicas de grupo e no online Assessment, podendo fornecer desde logo informação relevante sobre algumas das capacidades acerca de quem estamos a seleccionar. Obviamente que só fará sentido se este instrumento for integrado num todo lógico e coerente e que esteja em sintonia com aquilo que vai avaliar. Ou seja, estamos aqui a falar de validade e fidelidade instrumental.

Fica aqui a reflexão.......

 

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