Eis a vida... Repleta de sonhos, expectativas mas também de conflitos! E à partir daí “confusões” surgem na psique de todo ser humano, sem saber exatamente sua origem e como solucioná-la.

CORAGEM... Grande significado e lema de pessoas relativamente fortes e positivas, na maioria das vezes lutam pela própria vida sem sucumbir a favor de remédios... Porém, qual a posição de boa parte das pessoas atualmente?
A maioria escondidas em seu próprio interior, reprimidas, sem ânimo, depressivas...

SINCRONICIDADE... Um estudo empírico de origem Junguiana, onde as supostas coincidências são frutos da relação entre eventos psíquicos e físicos. (JUNG,1964).

Sendo assim, qual a sincronia do planeta atualmente? A coragem e o positivismo continuam em alta?

Atualmente vivemos em um verdadeiro “manicômio de luxo”, pois as pessoas contam com uma infinidade de remédios para seus males psicológicos que estão em alta como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, compulsões, entre outros. Porém, a terminologia “luxo” se deve ao fato de contar com todas essas drogas ingeridas diariamente e ainda poder ir ao shopping center espairecer, fazer compras, viagens, uma caminhada em um belo jardim, um bom restaurante, assistir um filme interessante, ir a boates, shows entre outros.

Sendo assim, entendemos que há uma verdadeira sincronicidade presente nesse “manicômio de luxo” atual, pois a cada dia mais as pessoas aderem ao uso de psicotrópicos e possuem a necessidade de manter as futilidades diárias, perdendo sua própria identidade, apenas vivendo com as satisfações momentâneas descritas acima.

Há uma justa compreensão de que muitos necessitem do uso de medicamentos por problemas sérios de saúde, mas vale a pena ressaltar que a grande maioria poderia solucionar seus problemas de ansiedade, por exemplo, de uma forma mais saudável.

A terapia como direção é um primeiro passo, pois muitas pessoas possuem sintomas de ansiedade onde insônia é um fator marcante juntamente com a agitação. A isso se deve a má resolução de seus problemas e a falta de atividades compensatórias para o corpo como a prática de exercícios regulares e também atividades compensatórias para a mente como nas áreas da arte e dança, por exemplo.

O corpo e a mente precisam estar em sincronia para um padrão de vida saudável e para isso é necessário certos cuidados consigo mesmo, buscar seu eu verdadeiro e descobrir suas próprias vontades, vocações e fazer com que a energia se movimente e não fique estagnada perdendo forças.

Nos textos de auto ajuda é comum a indicação de fazer uma “faxina” em todos os seus pertences como roupas, sapatos, objetos e possam fazer doações ou fazer uso mais freqüente de tudo que possui para que a energia circule e se renove a cada dia. E assim também é o nosso corpo e nossa mente: necessite que a energia circule todos os dias e se renove de forma contínua.

Assim, muitas pessoas podem julgar que isso não é possível a todo o momento, pois muitas situações acontecem em nosso cotidiano, momentos de muita dor e conflitos que acabam por tirar a nossa paz de espírito.

Mas infelizmente através da soma de bons e mals momentos é constituído um curto período de tempo chamado VIDA, onde nenhum de nós estamos isentos das situações ruins repletas de dores.

Mas temos em nossas mãos duas escolhas : entrar em sincronia com o mundo e afundar-se nessa era atual ou entrar em sincronia com seu próprio eu, e assim, descobrir a verdadeira satisfação e a resolução dos próprios problemas.

 

BIBLIOGRAFIA

Jung, Carl Gustav. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira: 1964