Introdução

A colaboração entre empresas e Instituições de Ensino Superior (IES) é um elemento estratégico na agenda de modernização das universidades de acordo com as políticas de cooperação para a educação e formação criado pela Comissão Europeia no âmbito da Estratégia de Lisboa (COM 2009). A Comissão Europeia tem desenvolvido muitos esforços na promoção do diálogo entre esses dois mundos complementares, tais como o "Fórum Universidade-Empresa".

Muitos estudos ressaltam a importância geral do estabelecimento de laços estreitos de cooperação entre empresas e IES, e muitos destes estudos estão focados em competências transferíveis. Desta forma, as empresas são determinantes na definição e avaliação da importância das competências transferíveis no mundo dos negócios e em um trabalhador ao longo da vida bem-sucedida, e este tipo de informação é importante para a IES, para preparar os estudantes para os desafios futuros pessoal, acadêmica e profissional e as demandas. Foi feito um inquérito on-line a 200 empresas Europeias.

1. Qual é o nível considerado de importância de cada aspecto específico em um processo de recrutamento e selecção?

As empresas foram convidadas a responder sobre o que era importante para eles ao empregar alguém entre os vários aspectos foram referidos. Estes são: "Competências Técnicas", "competências transferíveis", "relevante experiência de trabalho", "qualquer outra experiência de trabalho", "Boas Notas (nenhuma reprovação, e os resultados alcançados entre a banda do percentil 70/100)", "Trabalho Voluntário", "Atividades Extra-Curriculares", "Os períodos de estudo no estrangeiro", "Formação Complementar", "Formação ligados às Artes", "Summer School" e "Informação e Tecnologia".

Estes 12 elementos tiveram que ser avaliado por empresas respondentes como "muito importante", "importante", "não é muito importante" e "nada importante". A Tabela 1 mostra os resultados percentuais obtidos por todos os cinco países envolvidos no estudo.

Esta informação permite-nos compreender o grau de importância dada à transferência de competências do ponto de empregadores de vista, quando comparado com outros parâmetros de avaliação.

 

Muito Importante Importante Pouco importante Nada importante

1. Competências técnicas

51,94% 38,34% 9,74% 0,00%

2. Competências transversais

35,92% 56,79% 2,42% 4,85%

3. Experiências de trabalho relevantes

25,24% 45,14% 13,10% 16,50%

4.  Outro tipo de experiências de trabalho

5,33% 50,00% 18,44% 26,21%

5. Boas notas

15,04% 50,48% 14,07% 20,38%

6. Voluntariado

4,85% 30,58% 27,66% 36,89%

7. Actividades extra curriculares

6,31% 36,40% 21,35% 35,92%

8. Períodos de estudo fora

10,67% 35,92% 24,75% 28,64%

9. Formação complementar

20,87% 34,95% 23,78% 20,38%

10. Formação artística

2,42% 11,16% 33,49% 52,91%

11. Escolas de Verão

11,16% 48,05% 14,07% 26,69%

12. Tecnologias da informação

36,40% 54,85% 2,42% 6,31%

Tabela 1 - Aspectos avaliados em recrutamento e selecção de funcionários.

As "Competências Técnicas" são altamente avaliadas (51,94% das empresas de encontrá-los "muito importante"). O mesmo acontece quando analisamos as "competências transferíveis" (35,92% das empresas de encontrá-los "muito importante", e 56,79% consideram-nos "importantes" na escolha de um empregado). Ambos os parâmetros são os mais votados. O mesmo pode ser considerado quando se analisa " Tecnologias da informação ". As experiências de trabalho, na área ou não, também são consideradas importantes para os empregadores europeus. No entanto, com experiência na área de actuação são as mais valorizadas. Boas Notas também são "importantes" (50,48%), mas não é essencial (apenas 15,04% consideraram como "muito importante"). "Voluntariado", "Atividades Extra-Curriculares", "Os períodos de estudo no estrangeiro", "Formação Complementar" são considerados importantes, mas talvez não seja fundamental. Se analisarmos a tabela 1, podemos ver que há pontuações elevadas em "pouco importante" e "nada importante".

Quando se trata da "formação em artes", podemos ver que este não é um aspecto valorizado pelas empresas. 52,91% das empresas considera que esta "nada importante".

Segundo este, podemos concluir que, além dos aspectos diretamente relacionados ao trabalho (experiência, habilidades técnicas), competências transferíveis assumir um papel importante no ponto de vista de empregadores europeus.

Para mais informações consultar www.fs-biotech.eu.

 

Bibliografia

COM (2009) 158 final: Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social  Committee and the Committee of the Regions: A new partnership for the modernization of Universities: the EU Forum for University Business Dialogue.

Conference Board (1999). Turning Skills into profit: economic benefits of Workplace Education Programmes. New York: Conference Board, Inc.

European Commission (2009). New Skills for New Jobs: anticipating and matching labour market and skills needs. Directorate-General for Education and Culture.