Mestrado Integrado em Psicologia - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Planeamento Integrado de Recursos Humanos

 

Docentes:

Prof.ª Eduarda Duarte

Prof.ª Rosário Lima

Prof. Manuel Rafael

 

Dentro das organizações, o capital humano é um factor fundamental para o seu crescimento e um elemento determinante no processo de tomada de decisões estratégicas, tendo assim a capacidade de se afirmarem no mercado de trabalho. Este é um tema que suscita bastante interesse uma vez que é através do capital humano que as organizações criam a sua vantagem competitiva, fazendo assim com que se destaquem da concorrência, pois ao apostarem na contratação de pessoas cada vez mais qualificadas e com grandes capacidades de estar sempre em busca de conhecimento e da informação. Isto faz com que as organizações atinjam os seus objectivos e as suas metas, resultando numa permanência dos clientes e na transmissão de uma imagem de competitividade e de competência de modo a superar a concorrência.

É importante salientar que o capital humano não é propriedade das organizações, mas sim algo individual, pois é algo que pertence a cada indivíduo, e que as empresas utilizam como benefício próprio. Não se pretende que os funcionários desempenhem tarefas de modo repetitivo e automático, nem que fiquem durante toda a sua vida profissional no exercício da mesma função. Aposta-se cada vez mais em pessoas qualificadas, com altas capacidades intelectuais e capazes de intervir em processos criativos e de rentabilização das empresas.

No mundo em que vivemos hoje, os elementos que fazem com que as organizações se diferenciem umas das outras, são as pessoas que nela actuam, ou seja, o seu capital humano. Este é um assunto que parece estar muito em voga e que poderá suscitar grandes discussões, pois nem todas as organizações acham que a aposta em indivíduos mais qualificados seja a mais eficaz para aumentar a competitividade e se firmarem no mercado de trabalho que conhecemos hoje, pois isso acarreta custos mais elevados. No entanto, pode dizer-se que o ser humano é considerado o principal responsável por tornar uma empresa permanentemente competitiva no mercado, e é certo que a aposta em funcionários altamente habilitados representa um dos factores que levam à sobrevivência da organização, representando ganhos de produtividade, mas principalmente de qualidade.

 

Bibliografia consultada:

Bento, S. (2006). A importância do capital humano dentro das organizações. São Paulo: XIII SIMPEP. Obtido em 3 de Novembro de 2010 em http://www.simpep.feb.unesp.br/.

Brás, F. (2007). Necessidade e dificuldades em valorizar o capital humano. Revista de Estudos Politécnicos. Vol IV, nº 7, 291 – 319. Obtido em 3 de Novembro de 2010 em http://www.scielo.oces.mctes.pt/.

Davenport, T. (2001). O Capital Humano: o que é e porque as pessoas investem nele. (Krausz, R. Trad.). São Paulo: Nobel. Obtido em 3 de Novembro de 2010 em http://books.google.pt/.

Esteche, A. e Lozeckyi, J. (2006). Um estudo exploratório sobre a importância do capital humano para as empresas. Revista Electrónica Lato Sensu. Ano 2, nº1. Obtido em 3 de Novembro de 2010 em http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/Lato_Sensu.htm.