A ansiedade e stress podem começar pelo facto do aluno não saber estudar. A primeira sessão de uma terapia através de hipnose clínica consiste numa avaliação prévia do método de estudo do aluno e uma análise dos sistemas representacionais do sujeito (visual, auditivo, cinestésico) para que se possa fazer uma programação mental de aquisição de conhecimento. No entanto, o aluno até pode saber estudar mas factores como: a quantidade de informação a reter; uma deficiente dieta alimentar; sentimentos de frustração originados pelo resultado de exames anteriores, entre outros factores podem desestabilizar o sujeito gerando perturbações da memória e até mesmo bloqueios, no momento da realização do exame. Nesta situação, a hipnose vai permitir bloquear a frustração e reforçar a memória. O aluno vai ainda receber sugestões para que no dia do exame se sinta calmo, sereno e tranquilo.

A terapia através de hipnose clínica deve ser realizada antes de começar a estudar para os exames. A hipnose, ao gerar um estado de foco e concentração muito grande leva a que o aluno entre num estado que lhe permitirá assimilar cada sugestão ou auto-sugestão, a fim de criar as alterações comportamentais ou fisiológicas necessárias para que consiga alcançar os seus objectivos, gerando os estados emocionais mais adequados para a situação.

A hipnose permite inclusivamente tornar as matérias a saber mais apelativas, gerando uma maior disposição para o estudo das mesmas.