A ansiedade é uma característica natural da vida humana e é também partilhada por outras espécies. Contudo, por vezes organiza-se de modo patológico, afectando de forma acentuada, incapacitante e negativa o indivíduo. Entramos no âmbito das Perturbações da Ansiedade. A Perturbação da Ansiedade Generalizada (PAG) é uma destas perturbações.

O objectivo do presente trabalho é rever de modo sucinto e geral o conhecimento actual sobre a PAG.

Em primeiro lugar, esta perturbação será enquadrada no âmbito mais lato das Perturbações da Ansiedade. De seguida, traçar-se-á uma panorâmica geral das características da PAG, abordando-se os aspectos relacionados com sua sintomatologia e diagnóstico, prevalência e etiologia. No seguimento do trabalho apresentam-se as práticas e conhecimentos relativos ao tratamento da PAG, começando-se por focar aspectos gerais, depois o tratamento farmacológico, psicoterapêutico, integração de ambos, monitorização da evolução do tratamento e, por fim, a educação do paciente.

O que se pretende é uma apresentação sinóptica da informação, que permita uma visão global e integrada desta perturbação, e não uma revisão bibliográfica extensiva.

Palavras-chave:
Perturbações da ansiedade, perturbação da ansiedade generalizada (PAG), sintomas, diagnóstico, tratamento