Sandra Silva; Joana Loureiro; Patrícia Moreira; Ana Luísa Alves 1 A leucemia é uma forma de cancro que se caracteriza por uma produção elevada de leucócitos anormais ( afectação dos glóbulos brancos do sangue), que provocam a diminuição progressiva de produção de células normais, e que dão lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias.

Para se efectuar um diagnóstico , deve-se recorrer a exames especiais ao sangue e à medula óssea, complementando este processo com o recurso ao mielograma.

Averiguar o tipo de leucemia em causa assim como a extensão da doença, permite escolher o(s) tratamento(s) mais adequado(s), como o recurso à quimioterapia, radioterapia e ao transplante de medula óssea.

Embora a leucemia seja uma doença de carácter biológico, tem grandes repercussões a nível psicológico e social. Desta forma , foram também evidenciadas no nosso trabalho, questões como a hospitalização das crianças e factores inerentes à experiência hospitalar; o papel dos pais nesta fase delicada da vida da criança; as medidas terapêuticas que poderão ser adoptadas para minimizar o impacto psicológico e social que esta doença acarreta; a importância das alianças terapêuticas entre os www.psicologia.com.pt médicos e outros profissionais de saúde , e entre as famílias e todos os profissionais de saúde; os aspectos psicossociais na humanização do tratamento de crianças em fase terminal.

Neste contexto focamo-nos ainda na intervenção psicológica fornecendo elementos referentes á definição de Psico-Oncologia e o tipo de trabalho de intervenção que um psicólogo poderá desempenhar nesta área. Esta intervenção pode ser diferenciada e fundamentada de acordo com as características de uma serie de estádios previsíveis na doença oncológica.

Palavras-chave: Características biológicas da leucemia, factores psicossociais associados, intervenção psicológica.