Este trabalho visa fazer uma breve descrição sobre as perturbações da linguagem nos indivíduos com Distúrbio do Défice da Atenção. Ao longo do mesmo, tive o cuidado de abordar e relacionar a linguagem com as perturbações da mesma, tendo em conta só o aspecto cognitivo, isto é, exclui as perturbações da linguagem que sejam de foro orgânico, tal como as afasias. Foco-me primordialmente nas Dislexias, Disgrafias, Disortografias, Discalculias e Gaguez.

No primeiro capítulo, começo por abordar os tipos de linguagem, a verbal e a não verbal que todos os indivíduos usam, mas realço o facto dos indivíduos que possuem comportamentos DDA, fazerem maior uso da linguagem não verbal no seu discurso. Isto porque, os indivíduos com DDA, são indivíduos muito sensíveis ao que os rodeia, qualquer estímulo exterior é percepcionado com uma forte carga emotiva, logo as suas emoções são variáveis constantes no seu pensamento, o que leva a um discurso baseado na linguagem não verbal, onde as expressões faciais e comportamentos são predominantes.

O segundo capítulo, é destinado a descrever o que é o Distúrbio do Défice da Atenção e os seus síntomas básicos, como a hiperactividade, a impulsividade, a desatenção e o sentimento de ansiedade. Neste capítulo dou especial ênfase, ao quanto a ansiedade associada os síntomas básicos, é causa de grandes problemas linguísticos para os DDA, mas também descrevo quais os sinais que se manifestam nos três principais síntomas, bem como, os facto dos síntomas físicos interferirem na linguagem.

No terceiro capítulo, achei interessante referir a relação entre os mecanismos da linguagem e os mecanismos cognitivos que a suportam, bem como os lapsos de língua existentes quando esta relação não é linear. Os DDA padecem frequentemente destes lapsos da língua, dão-lhe mais “uso” do que os indivíduos que não exibam comportamentos DDA.

O quarto e último capítulo, é uma descrição do tipo de perturbações que mais estão associadas aos indivíduos com DDA, que são elas a Dislexia, a Disgrafia, a Disortografia, a Discalculia e a Gaguez. Muitas das vezes, as várias perturbações podem estar interligadas, pois umas podem ser causas das outras, como por exemplo, uma dislexia pode ser causa de uma disgrafia, a incapacidade de ler pode estar associada à incapacidade de escrever, bem como a persistência de dar erros pode estar associada ao facto de o indivíduos ser incapaz de escrever.

Gostaria de salientar que, as perturbações são na sua grande maioria do campo cognitivo, que derivado à ansiedade e desatenção do indivíduo, implicam uma má formação cognitiva sobre os mecanismos da linguagem.

Palavras-chave:

Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discalculia, Gaguez, Distúrbio, Défice, Atenção, Hiperactividade, Concentração, Impulsividade, Distracção e Ansiedade.