O trabalho do psicólogo hospitalar visa o restabelecimento do estado de saúde do doente ou, ao menos, ao controle dos sintomas que prejudicam seu bem-estar. Para isto, verifica-se na delimitação do trabalho deste profissional, a necessidade da implementação, desenvolvimento e padronização de procedimentos de atendimento psicológico, visando à melhoria do serviço prestado. O presente estudo objetivou verificar a efetividade de um protocolo de atendimento no provimento de informações relevantes sobre o paciente e seu estado geral, dados estes quantificáveis e que possam contribuir de modo significativo na caracterização do paciente encaminhado ao serviço de psicologia. Participaram 47 pacientes, internados em ala particular/conveniada e pública (SUS) de um hospital geral de uma cidade do interior do estado de São Paulo, no período de março a junho de 2007, com idades entre 16 e 92 anos e internados por motivos diversos. Foi utilizado o ‘Protocolo – Acompanhamento Psicológico Hospitalar – Versão Resumida’, dividido em duas partes: a primeira, com questões objetivas, sumaria aspectos a serem avaliados, atinentes à cognição, emoção e relacionamento inter-pessoal, caracterizando uma breve triagem; a segunda parte possibilita o registro do atendimento prestado ao paciente. As avaliações foram realizadas por estagiárias de psicologia em visita aos leitos.

De modo geral, os resultados possibilitaram a identificação da Eliane Aparecida Canella, Raquel Echila Coloniesi, Natália Martins Dias, Mariana Cremonesi Brunelli, Maria Eugênia Scatena Radomile 2/15 www.psicologia.com.pt Documento produzido em 07-01-2008 demanda encaminhada ao serviço de psicologia. Assim, por exemplo, verificou-se que a maior demanda na Clínica Geral encontra-se na especialidade cardiologia, de tal modo que uma intervenção poderia ser dirigida prioritariamente a estes pacientes. Além, os dados permitiram achados importantes acerca das relações entre aspectos psicológicos do paciente, a presença ou ausência de familiar/acompanhante, a avaliação da equipe de saúde, entre outros, corroborando a pertinência do emprego de protocolos de atendimento no levantamento de dados relevantes orientadores da ação subseqüente. Portanto, pode-se concluir que o objetivo de tal estudo foi alcançado, uma vez que as estatísticas descritivas esboçadas possibilitaram caracterizar as demandas do serviço de psicologia, constituindo dados quantitativos importantes ao levantamento de necessidades e delineamento de programas e procedimentos de atuação. Enfatiza-se que estudos futuros devem ser conduzidos com maior número de sujeitos e, analogamente, adaptações poderão ser realizadas no protocolo, de modo a otimizar sua aplicação e proporcionar levantamento de outros dados relevantes.