No dia-a-dia nas escolas podemos perceber várias dificuldades que o processo e o ato de aprender podem apresentar durante todo o processo. As dificuldades na aprendizagem, distúrbios, transtornos, esses fatores devem estar ligados e, sintonizados e são inquietantes aos profissionais da educação na prevenção e reabilitação durante o processo de aprendizagem. Existe uma vasta literatura, que fazem com que haja muita concepção divergente impedindo assim a contemplação de todas as definições e abordagens sobre tais conceitos. Não e só na sala de aula que se aprende ou que se ensina. Em casa, na rua, no trabalho, no laser, em contato com os produtos da tecnologia ou em contato com a natureza, enfim. Em todos os ambientes e situações podemos aprender, ensinar e ajudar quem apresenta distúrbios relativos a aprendizagem. Pretendeu-se, no presente trabalho, a descrição dos conceitos recorrentes na literatura especializada e discutir perspectivas de análise sobre o que se vem denominando "dificuldade de aprendizagem", propondo discutir acerca da temática e as diversas teorias ou modelos de concepção sobre as dificuldades de aprendizagem em um continuum indivíduo - meio, defendendo uma posição intermediária, integradora e interacionista, numa concepção dialética das dificuldades de aprendizagem, onde posições aparentemente opostas podem dialogar e serem complementares entre si. Neste sentido, busca refletir sobre a importância da auto-estima na vida da criança para o desenvolvimento da aprendizagem. Vincular a discussão das dificuldades a setores mais amplos, que envolvam a própria estrutura social como um todo é um caminho que esperamos trilhar neste trabalho para que possamos juntos pensar a educação como sendo um objeto que pode e deve ser alcançado por todos.