Atualmente a empresa familiar, tanto a nível Brasil como a nível mundial, reprenta grande parte do mercado e da mão de obra disponível. Este tipo de organização apresenta algumas características únicas tais como interação e superposição entre políticas e os valores empresariais e familiares, valorização dos laços afetivos que influenciam comportamentos e decisões, dificuldades em separar o emocional do racional, valorização antiquada do tempo de serviço além de uma expectativa de que os funcionários sejam dedicados e fieis à organização e seus valores. Algumas dessas características podem limitar sua capacidade de crescimento e atuação dentro de um mercado competitivo, sendo necessária a sua profissionalização, isto é, a formalização de seus processos. Diante disso, o presente trabalho busca, a partir de um estudo de caso e uma revisão bibliográfica, compreender as características principais de uma empresa familiar e o seu processo de profissionalização. Ao final do estudo, pode-se observar a importância da profissionalização das empresas familiares em busca de um maior controle e formalização das atividades, demarcação dos papeis e cargos, valorização das necessidades e do perfil dos cargos nas contratações em vez da valorização das relações intimas e, também um padrão de comunicação fluido entre funcionários, gestores e presidente.