No Brasil o ensino tem adquirido cada vez mais características de um setor econômico forte e a docência um trabalho cada vez mais exigido. O objetivo inicial do trabalho foi à inserção de um aluno graduando no curso de psicologia como participante do Programa de Iniciação Científica (PIC). Outro objetivo do trabalho foi verificar as condições de trabalho entre professores do ensino privado. Na metodologia a amostra foi composta por 12 professores do segmento privado, na região do Vale do Aço em Minas Gerais, que responderam aos questionários sobre condições de trabalho. Quase a totalidade da amostra foi composta por empregados por tempo indeterminado. Experiências de afastamento foram vivenciadas, no último ano, por 16,5% dos participantes. A maioria dos participantes (51,2%) avalia que possuem as qualificações necessárias às suas funções. São necessários esforços da organização, principalmente através daqueles que exercem os cargos diretivos para garantir a adequada coordenação e integração da equipe de trabalho. Essas reflexões possibilitam conhecer a relação estabelecida entre os docentes, a sua carreira e a sua instituição de ensino, além de possibilitar reflexões para a melhoria na administração dos sistemas de trabalho. Esse estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG.