Este artigo trata da importância de conhecer os fatores de risco do estresse crônico dos estudantes universitários e as estratégias de enfrentamento dessa problemática, como um caminho a ser percorrido para melhores adaptações na academia. Tendo a proposta de elucidar as estratégias de enfrentamento como atalhos primordiais nessa trajetória. Nessa perspectiva, a conotação do papel do psicólogo é imprescindível, como agente de mudanças dentro da instituição acadêmica, pois ele passa a ser o dinamizador de reflexões sobre conscientizações de enfrentamento do agente estressor, acolhendo esses alunos na direção de uma nova interpretação do estresse, como também nas propostas sugeridas à instituição, que poderão auxiliar esses estudantes. Essa pesquisa foi feita através de um levantamento bibliográfico, dentro de uma proposta descritiva qualitativa, de pesquisas com acesso a internet, juntamente com alguns livros direcionados na perspectiva da teoria cognitiva, tendo como resultados as peculiaridades do estresse crônico dos estudantes, em direção às estratégias de enfrentamento, como foco principal, buscando o envolvimento da instituição e o papel do psicólogo nessa problemática.