Os aspectos cognitivo, motor e socioemocional da criança decorrem simultaneamente em seu cotidiano, e o período pré-escolar é determinante para o desenvolvimento. Diante disso, o presente artigo busca relatar o processo de interação social e mediação em uma instituição infantil, utilizando a perspectiva sócio-histórico-cultural em uma turma com crianças de 3 a 4 anos de idade, descrevendo o processo de construção do conhecimento das crianças observadas na instituição através da interação e mediação e, dessa forma, demonstrando seu comportamento no campo social. Para análise deste trabalho, foram organizadas categorias com base na análise de conteúdo, em que se chegou a duas categorias principais: interação e mediação. Os resultados encontrados sugerem que as crianças observadas possuem práticas recorrentes de interação entre si, com os adultos (professores e bolsistas) e com o ambiente. Sendo frequentemente mediadas pelos adultos em relação ao conhecimento bem como na resolução de conflitos. Desse modo, considera-se que proporcionar um ambiente rico em interação corresponde a um desafio das instituições de educação infantil, com vistas a assegurar o conhecimento e desenvolvimento infantil.