A obesidade é um problema de saúde que afecta uma percentagem elevada da população nos países ocidentais.

Na actualidade, a investigação neste campo apoia um trabalho multidisciplinar que tem em conta não só a vertente física ou orgânica associada, mas também os problemas sociais e psicológicos relacionados com o excesso de peso. Este facto justifica que nas duas últimas décadas se tenham desenhado e implementado programas multidisciplinares para o controlo da obesidade, nos quais se unem os conhecimentos médicos, nutricionais e psicológicos.

Neste trabalho apresenta-se um programa cognitivo-comportamental cujos objectivos principais são a modificação de hábitos de alimentação não saudáveis, a redução do peso e a mudança de factores psicológicos associados (ansiedade, auto-estima, controlo, pensamentos distorcidos, etc.). O programa foi levado a cabo em grupo entre os meses de Fevereiro e Junho de 1996, no Centro de Saúde "Panaderas II" de Fuenlabrada (Madrid). A amostra foi composta por 11 sujeitos que apresentam obesidade moderada (73%) e leve (27%), destacando-se, ao nível das variáveis emocionais associadas, níveis elevados de ansiedade.

Após a sua aplicação conseguiu-se uma redução média do excesso de peso e peso de 8'9%. O seguimento após 6 meses comprova a eficácia da intervenção multidisciplinar neste campo.