Introdução:
A comorbilidade psiquiátrica é mais frequente em toxicodependentes do que na população geral. Existem associações entre o consumo de álcool, cannabis, cocaína e heroína e a psicopatologia e as perturbações da personalidade.

Material e Método:
Avaliaram-se 51 pacientes numa unidade de toxicodependência. Avaliou-se a psicopatologia, traços de personalidade, sub-tipo de toxicodependência e o consumo de heroína, cocaína, cannabis e álcool.

Resultados:
Mediante a utilização de escalas de hostilidade, depressão e ansiedade foram observados com maior frequência traços de personalidade paranóide, dependente e limite. Foram observadas associações entre a dependência/abuso de álcool e traços dependentes, entre os opiáceos e cocaína e traços antisociais, e entre a cannabis e a perturbação psicótica.

Conclusões:
O grupo dos alcoólicos ocupa o lugar de menor deterioração global, enquanto que os sujeitos com dependência de múltiplas substâncias apresentam o maior nível de deterioração. A dependência de cocaína, cannabis e heroína localiza-se numa posição intermédia. Os resultados indicam a importância de uma formação adequada para avaliar a psicopatologia e as perturbações da personalidade em toxicodependentes antes de iniciar o seu tratamento.