Este artigo tenta identificar o conteúdo informativo da experiência subjacente a percepções de objectos e conceitos em ambientes complexos e mutáveis, de uma forma que possa relacionar-se com funções cerebrais superiores.

Em ambientes complexos, a experiência repetitiva de imagens na forma estática e canónica é rara, o que permanece como um problema nas teorias actuais de representação conceptual.

A única informação segura disponível na experiência natural consiste nas covariações ou nas hiperestruturas. Estas precisam ser registradas num sistema representacional. Tais hiperestruturas representacionais podem ter estruturas emergentes novas e a evolução até formas mais elevadas de representação, tais como conceitos de objectos e esquemas sociais e de eventos. Em conjunto, podem fornecer níveis elevados de previsibilidade.

Neste artigo é apresentado um esboço de um modelo de funções hiperestruturais na percepção e concepção de objectos. São também efectuadas algumas comparações com perspectivas relacionadas disponíveis na literatura das última décadas, bem como uma breve revisão a alguns dados empíricos.