Este artigo apresenta alguns estudos preliminares nos quais os vários componentes mnemónicos da Entrevista Cognitiva foram isolados e comparados com a instrução para “tentar com maior esforço”. O objectivo consistia em controlar possíveis efeitos motivacionais.

Foi pedido a adultos e crianças (5-9 anos) que recordassem detalhes de um determinado evento sob uma de quatro condições de instruções. Na primeira condição, os sujeitos eram encorajados a restabelecer o contexto; na segunda, a mudar a perspectiva; na terceira condição, a relatar o evento na ordem inversa, e na quarta, a tentar recordar com maior esforço.

Não se verificaram diferenças significativas no que respeita à evocação correcta ou aos erros como resultado da condição de instrução. A análise dos diferentes tipos de informação dada nas entrevistas aponta para a existência de alguns tipos de informação mais frequentemente relatados que outros.

As taxas de precisão (de acerto) mostraram-se elevadas e, enquanto que as crianças mais velhas recordaram correctamente uma maior quantidade de informação, estas não se mostraram mais precisas do que as crianças mais novas.

Neste sentido, discutem-se as implicações dos resultados obtidos tendo em conta alguns dos aspectos teóricos e metodológicos levantados pela investigação relativa à “entrevista cognitiva”.