O presente trabalho foi desenvolvido na sequência da publicação de “resumos estruturados” por parte das revistas Psychology, British Journal of Health Psychology e Legal and Criminological Psychology.

Objectivos:
O objectivo dos estudos aqui relatados consistiu em avaliar a eficácia dos “resumos estruturados”, comparando-os com versões originais escritas num formato tradicional - “não estruturado”.

Método:
Foi solicitado aos autores dos artigos aceites para publicação nas revistas referidas anteriormente que fornecessem cópias dos seus resumos originais (escritos aquando da sua apresentação para apreciação) juntamente com cópias dos seus resumos estruturados (quando o artigo foi revisto). Dos 48 pedidos efectuados obtiveram-se 30 pares de resumos. Estes foram depois comparados segundo várias medidas de avaliação.

Resultados:
A análise dos resultados demonstrou que os resumos estruturados eram de leitura significativamente mais fácil e agradável, eram significativamente mais longos e mais informativos que os tradicionais. Os júris de publicação foram ainda capazes de avaliar os conteúdos dos resumos estruturados mais rapidamente e com menores dificuldades do que os dos tradicionais. Além disso, verificou-se que quase todos os leitores expressaram atitudes positivas em relação aos resumos estruturados.

Conclusões:
As conclusões apontam, assim, para o facto destes resumos possuírem melhores resultados do que os tradicionais em todas as medidas de avaliação utilizadas neste inquérito, recomendando-se, deste modo, a sua adopção pelos editores de outros jornais na área das ciências sociais.