Objectivo
Estabelecer correlações entre a participação social significativa e a saúde em mulheres idosas.

Método
Estudo correlacional descritivo de carácter transversal.

Amostra
70 sujeitos de género feminino, entre os 60 e os 80 anos de idade, seleccionados intencionalmente em lugares públicos e instituições de Mar del Plata, auto-subsistentes e de nível sócio-económico médio.

Instrumento
Um questionário estruturado no âmbito de uma entrevista semi-estruturada. Relacionou-se o estado de saúde física e mental com a participação social significativa. Considerou-se a frequência de ocorrência, a satisfação e a valorização subjectiva da participação social. Realizaram-se análises qualitativas e quantitativas dos dados por intermédio do programa SPSS.

Resultados
Foi observada uma relação significativa e uma correlação positiva entre a participação social significativa e a saúde em idosas (r= .633, p=.01). As idosas que não participam em actividades e relações sociais evidenciam um estado de saúde significativamente inferior do que aquelas que apresentam um estilo de vida socialmente activo. Comprovou-se que as distribuições empíricas de ambas as variáveis se ajustam a uma distribuição normal (K-Z: .749, p= .01 para a participação social significativa; K-Z: .911, p= .01 para a saúde).

Conclusão
A participação social nas suas diferentes modalidades (relações sociais, actividade física grupal, educação e ocupação) determina um modelo de envelhecimento feminino que propicia a saúde.